terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PICO ANHANGAVA - SERRA DA BAITACA - QUATRO BARRAS/PR

Após uma conversa por telefone com os ilustres Daniel, Gustavo, André, Tiago e Luiz, decidimos que iríamos ao Pico do Anhangava, que significa " Morada do Diabo " e embarcamos nessa trip sábado na data de 04/02/2012. As oito da manhã estavamos na estrada a caminho da Serra da Baitaca que fica em Quatro Barras/Pr. Após uns 40 minutos de Curitiba, chegamos no local, já cheio de carros no estacionamento, e se cadastramos no IAP ( Instituto Ambiental do Paraná ) e fomos rumo a trilha da montanha escolhida. Após um pequeno trecho de estrada chegamos ao início da trilha.


Apenas eu e o Gustavo conheciamos a trilha, para os outros era uma aventura nova, e ambos estavam empolgados em deslumbrar a natureza da Serra da Baitaca, e assim seguimos trilha a dentro até o cume do anhangava. No caminho, visualizamos uma trilha extremamente aberta, sem maiores dificuldades, mas com muita sujeira, em especial, papel higiênico.


No decorrer do trekking, visualizamos lugares fantásticos juntos aos clarões que apareciam na trilha, nestes momentos tiramos várias fotos e também, deslumbramos um pouco daquele momento mágico de ver a natureza em sua plenitude.


No decorrer da caminhada se deparamos com uma fenda magnífica, belo cartão postal para fotografias. Uma fenda enorme, que segurava uma pedra entre os dois paredões, dava a impressão que a pedra iria cair a qualquer momento, magnífico, ali paramos um pouco para descansar e conversar um pouco sobre o lugar.



Após passar pela parte mais fácil da trilha, encontramos os paredões, ali o grau de dificulade aumenta um pouco, já que, iriamos começar a escalar, a adrenalina aumenta, já que se vacilar em algum momento pode acarretar em um grave acidente. Neste momento percebi que o pessoal curtiu e sentiu um pouco a emoção de passar por um desafio entre os grampos.



Passando pelos grampos, a galera ficou animada, e partimos logo de continuar a caminhada, após um pequeno trecho de trilha, começou as rampas, um momento de cuidado, qualquer deslize ali poderia acarretar num acidente, então a passos seguros, subimos as rampas.




Por fim, chegamos ao cume do Anhangava e deslumbramos uma bela vista da região de Curitiba e região metropolitana, do Conjunto Marumbi e da Serra do Ibitiraquire onde fica localizado o Pico Paraná.



                                       Acima foto da região de Curitiba e região metropolitana



                                                      Acima foto do conjunto Marumbi



                                                       Acima foto da Serra do Itibiraquire

Após tirarmos várias fotos, paramos para lanchar e ficamos ali por mais ou menos uns 40 minutos. O sol tava de rachar e resolvemos voltar por uma outra trilha que visualizamos do alto da montanha. Essa trilha dava direto ao outro morro no qual eu desconheço o nome e fomos até ele. Chegando lá tiramos uma foto com o Morro do Anhangava ao fundo.


Durante o caminho precebemos que não havia sombra e que a  trilha era extremamente aberta. Até o final dessa trilha penamos com o calor, o pessoal já estava desgastado, o forte sol estava detonando as nossas cabeças e o reservatório de água já estava no fim. Dessa forma resolvemos meio que correr até a chegada final desse trecho.



Chegando no fim dessa trilha, se deparamos com uma estrada de chão, ali ficamos meio que em dúvida se subíamos uma estrada abandonada ou seguiamos pela estrada de chão. Por fim, resolvemos seguir a placa que indicava a estrada abandonada. Acertamos a estrada e acabamos voltando na trilha do Anhangava, e por ela voltamos até o trailler do IAP.



Depois de 4 horas de trilha incluíndo as paradas, chegamos ao IAP. A turma já estava exausta, mas para todos valeu a aventura. Por fim, tiramos uma foto final na pedra do caminho do Itupava para finalizar a atividade.



Dessa forma finalizamos a nossa expedição, pegamos os carros e voltamos a Curitiba. Lá fomos numa costelaria almoçar, para encerrar com chave de ouro nossa jornada.



E é isso, até uma próxima aventura, abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário